quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Bah Blog: O Japão - rabecão

BBah BlogBah: O Japão - rabecão Bah,eu não sabia o que era Rabecão...fiquei tentando imaginar o que fosse e não cheguei a nenhuma conclusão antes de ler o post.Quero ser cremada!!!E as cinzas jogadas em alto mar!Tadinha da Inaie que vai ter essa missão!Quem sabe vcs se reunem e fazem um cruzeiro para me espalhar? Fica a idéia! Os japoneses respeitam muito seus antepassados e os reverenciam sempre.Inté! Cirlei do Amantikir

domingo, 27 de janeiro de 2013

De volta ao passado!

Neste fim de semana levamos nossa neta mais velha para a chácara! Menina comportada,enfiada dia e noite nas modernidades eletrônicas,embora lá não pegue internet.
Fizemos tudo o que nos foi possível fazer para distrai-la...claro que foi muito pouco e que não conseguimos!
Para nós foi maravilhoso!Levamos a mocinha para curtir um show de MPB com as primas na cidade vizinha, (ficamos por perto esperando para levá-la de volta para a chácara),na tarde seguinte, quando ela acordou,levamos  para o NEFELIBATAS para que encontrasse a turma novamente(turma que era a mesma que conviveu com a mãe durante anos),almoçamos e jantamos no MARROCOS,enfim nós estavamos felizes...ela nem tanto! Tão felizes que, muitas vêzes, nos pegamos chamando-a por...INAIE!! è que,para nós,o passado havia voltado na mesma idade de nossa filha,quando a levavamos para a cidade vizinha e depois iamos pegá-la de volta da 'balada'...nós só tinhamos ela (e desta vez só tínhamos uma neta também) .Resumindo: lendo o que ela escreveu para a irmã (e esta postou no facebook) nossa netinha estava com tédio e..pasmem! passou fome na minha casa onde "não tinha nada para comer"....aiaiai avós desnaturados!!!Anos antes, a mãe também contou para a avó quando, esta lhe perguntou o que ela comia na minha casa,a garotinha não teve dúvidas e respondeu: pão e água!!!o que me rendeu anos de reprimendas e solidariedade 'a menininha! Tal mãe tal filha...E a história se repete!
De qualquer forma foi um fim de semana muito bom para nós,pena que nossa neta-filha não tenha curtido.
Saudades da minha filha adolescente,saudades de mim mesma...
Obrigada Anita! Inté!

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Maribel




 Quando um amigo ficou soterrado na neve do Aconcágua passei dias lendo o que as pessoas postaram...um senhor escreveu o seguinte: Ele não morreu muito jovem,apenas viveu o tempo que lhe foi destinado viver! Isso me confortou e me conforta hoje pensando na Maribel,que nos deixou a pouco mais de um mês,dia 19 de dezembro.
Quero me lembrar dela sempre com um sorriso,sempre calma,tranquila...com enorme paciência para cuidar da Julia e me aguentar nas viagens...
Na nossa ultima noite em Paris,estavamos sentadas numa escadaria na Praça de Italia olhando os franceses sentados nas mesas dos bares, em meia lua,talvez para apreciar melhor a praça e os passantes...planejavamos voltar...levar a Julia...não deu tempo...Gostariamos de morar em Paris,mas para vivermos como turistas! Depois sentamos na mesa de um bar...ela pediu uma bebida vermelha que viu um casal tomando(foi lá e perguntou,sabe-se lá como),acabou tomando uma cerveja de cereja e eu nem me lembro o que tomei.
Foram férias maravilhosas! Onze dias tentando viver como os locais,'a noite,antes de dormir,planejavamos o passeio do dia seguinte...Só falamos português tupiniquim,não viajamos em excursão e conseguimos sobreviver...Nem uma vez sequer tivemos alguma divergência...quando eu resolvi comer "churrasco grego"numa ruazinha,ela não quis...ficou me esperando vasculhando as lojinhas onde comprou presentes,aliás,comprar era a palavra que ela mais gostava na vida...até em feira livre ela conseguia descobrir presentes pra comprar...e depois reclamou que eu não a deixei fazer as compras que gostaria!!!Ai meus deuses!
Depois reclamou para as amigas que toda noite eu "nadava como uma pata" na banheira do quarto,mas não falou nada comigo e,eu,sem saber que a incomodava, me esbaldava na banheira cheia de sais de banho que haviamos comprado...
Em outras férias fomos pra Porto Seguro,desta vez levamos Julia que se divertiu muito e foi ótima companhia pra nós duas!
Saudades,Maribel!

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Destino

Não tenho religião,não acredito em deus.Mas sempre acreditei que tenho um deus na minha barriga!!!
Acredito em DESTINO! Eu faço planos,sonho...de repente a vida dá uma guinada e lá vou eu, empurrada por outros sonhos não sonhados,para lugares nunca imaginados!
Estou numa nebulosa,com vários caminhos 'a minha frente,sem conseguir fazer escolhas...daí deixo por conta do tal Destino! Vamos esperar?
Aniversário de casamento...posso" escolher "pra onde quero ir...praia certamente! Só que todos os lugares que escolho vem o veto na hora!!! Sabe pra onde iremos de verdade??? Pra nossa casinha na chácara onde passamos todos os findis!!!aiaiai...È pra eu ficar FELIZ???Difícil hein!
Qualquer outro lugar que não tenha mar,mesmo que eu escolha,não vou estar feliz...apenas conformada!!! Posso ir pras montanhas...spas...cidades históricas...cruzeiros...hotéis fazenda...nada me atrai.E muitos lugares,mesmo que praias,eu já conheço...queria descobrir um lugar novo...pouco provável que aconteça! Neste caso também,vamos ter que aguardar!!!
Enquanto aguardo vou tecendo meus pauzinhos...quem sabe um golpe de sorte? Ou uma ventania?
Tudo é possível! Uma boa semana! Inté!

domingo, 20 de janeiro de 2013

A jornalista

Minha filha é jornalista e muitas vezes a ouvir dizer que terminaria o curso apenas para que eu dependurasse seu diploma na parede...Não dependurei,mas ela terminou o curso e ,por ironia do destino, não exerce sua profissão até hoje! Mas que ela escreve bem isso todo mundo há de concordar.
Também ouvi ela falar inumeras vêzes que não queria terminar o curso de inglês que fazia desde os cinco anos,começou no CCAA em Campinas, porque já sabia mais do que eu e isso era suficiente!Terminou! E também sugeriu que eu dependurasse o diploma na parede! Não dependurei,mas tenho TODOS os boletins escolares dela,para o caso de alguma filha sentir vontade de dar uma olhadinha!!!
Quer saber se EU faria tudo igualzinho novamente???Faria sim!
Enfim,pelo que pude notar muitas mães agem com a melhor das intenções e...são discriminadas (ou "caçoadas" ,(essa palavra existe?) pelas novas gerações!Sorte das novas gerações que nasceram inteligentes,espertas e estudadas e conseguiram tudo isso SÒZINHAS!!! Inté!

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Homeopatia

Tenho um homeopata maravilhoso Dr Paulo de Tarso! Cada consulta equivale a uma terapia por uma semana inteira!!!saio de lá com meus remédios homeopatas mais uma dose generosa de auto afirmação,segurança e tranquilidade! Cada paciente é unico e especial para ele,mas todos, unanimemente,o reconhece como maravilhoso e o recomenda para pessoas que não o conhecem,mas ,com certeza,já ouviram falar dele!
Ele recebe cada paciente na sala de espera com um abraço esfusiante e aí já começa 'a consulta' com o bom humor e a alegria contagiante dele!
A consulta não tem tempo certo para acabar,já aconteceu dele atrasar seu almôço porque não iria terminá-la só porque o tempo tinha se esgotado!!!Eu pude almoçar mais tarde,com calma,mas ele tinha paciente logo após seu almôço!
Adoro a interpretação q ele faz de mim e das minhas mazelas! E sempre elas acabam indo embora após as consultas!
Obrigada,doutor!

quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Fragmentos

Sabe aqueles dias frios nos quais não dá vontade de fazer nada a não ser tomar um cházinho e ficar debaixo das cobertas? Bem,ando me sentindo assim. E ando sonhando com o nordeste do Brasil onde os dias são quentes e ensolarados...principalmente se forem 'a beira mar...Quem sabe em agosto...
Nesta época do ano vamos pouco pra nossa casinha no alto da montanha...muito vento e muito frio por lá.
Uma vez achamos uma casinha de barrote no meio do mato num bairro chamado Bamburral...tinha um fogãozinho de lenha e chão de terra batida...fiquei encantada com a casinha...não conseguimos comprar porque era muito longe da minha casa e não iriamos nunca pra lá...uma pena!
Hoje fui desmarcando um a um todos os meus compromissos...resta um apenas...se eu não for,ligo pra desmarcar quando estiver mais próximo.
Claro que eu preferia ter uma caixa de chocolates ao meu lado...mas contento-me com um pacote de bolachas salgadas...
Um lindo dia para todos nós! Inté!

terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Recomêço

Aqui estou eu de volta!!! Por que sumi??? Simplesmente porque não conseguia mais entrar pra escrever!!!
Orgulhosa? Sou sim! Não quis pedir ajuda pra minha filhota!!!Até que ela percebeu e...me ajudou!!!Claro que perdeu a paciência uma pá de vêzes até que EU consegui!!!kkk
Como era de se esperar muitas coisas boas aconteceram outras tantas não tão boas...fico olhando para meus pés como a BEL,personagem de uma história infantil que eu adorava (que acabou como presente para minhas netas).Bel,olhava para os pés,sem saber ao certo o que fazer...quando uma fada madrinha lhe apareceu,conservou com ela e acabou lhe dando um par de óculos coloridos,através deles e,depois mesmo sem eles,Bel passou a ver a vida colorida. Bom,não ando por aí vendo a vida colorida como BEL,mas tenho andado mais feliz e segura!
Lá no sitio vi um menino crescer e fico admirada em perceber como,mesmo sem recursos e estudos,ele se transformou num homem culto com idéias que muitas vêzes me surpreendem...fico me perguntando: como isso é possível? Qualquer dia descubro!
Outra pessoa,cursando uma faculdade,tentando ser culta e politizada não consegue perder as raizes grosseiras que a todo momento se deixa vir 'a tona...
Como o ser humano é complexo!Passo horas observando o comportamento dele nas ruas,nos onibus,na vida! Muitas conversas darão belos posts!
Um lindo recomêço para nós todos em 2013!!! Muitas surpresas e momentos felizes! Inté!