se Antigamente as familias comemoravam as festas juninas por pura devoção aos santos. Elas providenciavam as festas,arcavam com as despezas e convidavam os vizinhos para se divertirem e rezarem com elas.
Hoje as festas juninas tomaram um cunho comercial...escolas,agremiações,igrejas católicas,sociedades de bairros promovem as festas visando angrariar fundos para esta ou aquela obra.Acabou-se a espontaneidade,a confraternização,a religiosidade.
.
Poucas festas ainda guardam a tradição da fogueira e quadrilha.
Hoje temos a comercialização dos festejos juninos que se estendem pelo mês de julho e se chamam festas julinas.
Pelo menos a tradição se preserva ,embora modificada.
Viva Santo Antonio! Viva São João! Viva São Pedro! INTÈ!
Nos anos 90 vendia-se fogueiras de São João pelas ruas de Salvador. O cliente parava o carro, escolhia a fogueira e o vendedor a desmontava e colocava na mala do carro. Apagada, é claro.
ResponderExcluirOutra caracteristica era o hàbito de colocar uma mesa na calçada cheia de quitutes e licores. Quem passava parava para tomar uma e jogar conversa fora.
A moda agora é comercializar tradições.
Aqui onde moro já não em festa junina nas comunidades. Apenas em algumas escolas católicas. Por falar nisso, viu que as aulas de religião voltarão para a grade escolar?
ResponderExcluirBom restinho de semana!! Beijus,
Aqui no uruguay nao temos festas juninas, mas como moro na frontera o povo ta pegando costume alheio, rsrs e estao celebrando. Mas nada pelo significado nem santos, etc, e sim por ser em Julio e pronto,rs.
ResponderExcluirChorei com o post anterior.
Emocionante Ci.
Ele te reconheceu!!!
Acho que é uma das festas que eu mais gostava quando pequeno. E quando adulto também. Pena que elas tenham mudado tanto, né? Se for a alguma, por favor, TOME UM QUENTÃO POR MIM, Dona Cirlei!! E coma um churrasquinho de gato também! Em nome da nossa amizade!! bjos
ResponderExcluireu gosto de festa Junina, de quentao e de quadrilha... e fui parar numa festa junina lá no Vietnam. É mole??
ResponderExcluir