quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

DONA ROSA

 :Gonçalves uma cidadezinha encravada no mar de montanhas de Drumond em Minas Gerais!
Subimos no topo da montanha e lá tava ele nos esperando: uma casinha simples ,de madeira:
 o atelier de D Rosa! Fechado! Bato na casa vizinha e logo vem uma senhorinha sorridente,hospitaleira,falante...era D Rosa,a mulher simples que nunca estudou pintura e pinta quadros magníficos com terra! Testa misturas como a folha do maracujá pra dar vida e cor aos seus quadros...usa folhas de bananeira em alguns deles...todos muito singelos que nos encantam e nos seguram naquela casinha...Logo nos leva pra dentro da casa dela pra conhecermos o seu cantinho de pintura,depois nos guia pela casa a dentro pra conhecer a pintura de parede que seu filho fêz na parede da sala...depois nos leva ao terreiro onde a bica d água que eles utilizam (vem de uma nascente das montanhas) e tem um minúsculo monjolo e um pequeno laguinho com carpas "criadas lá mesmo" como nos falou...um pouco 'a frente tem um galinheiro com pintinhos de angola,galinhas empoleiradas numa árvore,tudo muito lindo...tudo muito bem cuidado...Lá embaixo está uma das filhas que cuida dos "animais grandes",como D rosa nos contou...a filha sobe e vem nos cumprimentar . D Rosa tem mais duas filhas que moram em Paraisópolis,uma borda guardanapos em ponto cruz que é uma lindeza!A casa de dona Rosa fica no topo de uma montanha onde se chega por uma estradinha de terra...a vista é maravilhosa...a calma que reina por lá nos dá vontade de ficar...ouvindo os 'causos' de D rosa,ouvindo ela cantar pra gente musicas que ela mesma compõe...algumas para as festas da igreja do povoado...No quintal tem uma casinha de passarinho,feita pelo filho dela,que é a casinha mais bonita que eu já vi e o quintal é todo florido (me encantei por uma flor chamada escova de macaco),tudo muito limpo,tudo muito bem cuidado.
Quando chegamos na POUSADA D ÀRAUCÁRIA descobrimos que a bonita e sorridente menina que nos atendia no Restaurante NÒ de PINHO, era neta de DONA ROSA! Bonita coincidência! Queremos voltar lá outras vezes,visitar Dona Rosa,passear pela cidade,passear pelas estradas de montanhas,sentar na praça onde a vida se escoa lentamente,'prosear' com o povo,partilhar com ele a vidinha pacata e feliz que eles levam. Até breve Gonçalves! Inté Sô!

3 comentários:

  1. Que delícia! Só faltou mesmo as fotos!

    Curiosidade !

    Kisu!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bah,eu não sei publicar as fotos...quem sabe as meninas terão paciência para me ensinar...Nem consegui abrir o seu "link" (è isso?) onde vc me add no seu blog...bjs

      Excluir