sábado, 24 de agosto de 2013

Festa do Dia Oito!

Lindoia,no Estado de São Paulo,comemora no dia oito de setembro a festa de sua padroeira N Sra das Brotas! Quando criança,nós esperávamos ansiosas a festa! Sonhavamos com a roupa nova q iriamos usar,nós meninas ficávamos planejando usar meias de seda pela primeira vez,e eis que chega o Grande Dia! Missa,procissão,quermesse,barraquinhas de ambulantes(com comidas e bebidas),leilões de prendas (lindas bonecas eram vestidas e enfeitadas pelas costureiras locais),leilões de gado(oferecidos 'a Santa ou seria "a Igreja? pelos sitiantes da região)eles ofereciam em troca da proteção para a colheita e para seu gado (muitos anos depois mudaram de religião e se tornaram evangélicos,mesmo aqueles que todo ano faziam peregrinação 'a Aparecida do Norte,para também pedir proteção e benção 'a Santa).Vinha também o circo de cavalinhos,as barcas(só mesmo as pessoas mais corajosas balançavam puxando ,com força ,a corda que a movimentava!),a roda gigante,barracas de tiro ao alvo,enfim tudo o que um parquinho de diversões oferece! Nunca questionávamos o quanto esses equipamentos eram precários e poderiam despencar durante o funcionamento,só mesmo a emoção que proporcionavam tava valendo!E tinha,pra mim a mais mágica das atrações: um cercado rodeado de casinhas onde um coelho era solto e,'as vezes indeciso,corria para uma das casinhas numeradas!!!E eu quase sempre ganhava o prêmio! Mesmo porque muitas vezes meu pai comprava a cartela inteira só pra eu ganhar!!! A verdade é que eu voltava pra casa com as mãos cheias de prêmios(bibelôs,canecas,santos...) e feliz da vida!!!Mais tarde,comecei a me interessar pelo footing,os meninos parados na praça e as meninas passeando,de braços dados,em volta da praça,isso foi o começo de muito namoro que acabou em casamento!No final tinha fogos de artificio que coroava a festa e deixava saudades e a esperança que no ano seguinte tudo se repetiria! Hoje ainda se homenageia a Padroeira,mas a festa ficou bem menos atraente e eu,raramente passo por lá!E o pessoal do sítio,deixava pra ir no dia nove de setembro para as barraquinhas de roupas,onde a família renovava o guarda roupa ,com as pechinchas,oferecidas pelos barraqueiros!Saudades daquele tempo!Inté!

8 comentários:

  1. q lembranças neh??
    Olha..posso contar com os dedos de uma mao as vzs q fui no parque de diversoes.por falta de recursos mesmo...rs
    o q eu mais gostava era de dirigir carros aqueles q batem um no outro...nao sei como chama em portugues kkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lu,acho que aqui é carrinho de bate bate.Eu gostava mais era da RODA GIGANTE que me permitia ver a cidade do alto!Tenha um bom dia e um lindo começo de semana! Bjs. Inté!

      Excluir
  2. Ai que delícia de lembrança. Eu não tenho sorte com bingo, rifas e afins...

    KIsu!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah,eu também não tenho sorte com jogos,apenas uma vez ganhei R$15,00 que não deu pra nada,nem pra ficar feliz!Kisu! Inté!

      Excluir
    2. Bah, é so fazer como o meu avô, e comprar a cartela toda!

      Excluir
  3. Por aqui estamos vivendo o período do ano das sagras (festas dos vilarejos). Algumas tem aquela feira com tudo, de trator a roupas e jogos. Em todas, muita comida, vinho e música. Bailão italiano.

    :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai como eu gostaria de ir...deve ser diferente das nossas festas!E você,Allan,vai com frequência ou prefere ficar em casa lendo,escrevendo?...Inté!

      Excluir
  4. Anos depois eu ainda ia nas festas da padroeira, mas eu só ia mesmo prá ver os meninos!

    ResponderExcluir