domingo, 10 de junho de 2012

O Circo



Eu tinha oito anos.Morava numa pequena cidade do interior de São Paulo.Um mês gelado,desses que a gente sente o frio 'nos ossos',quando a geada cobre tudo pela manhã. Minha tia Maria tricotara uma blusa de lã para mim,azul clara e um par de luvas...Eu estava exultante! Onde eu iria exibir minha roupa nova? Ah! chegara 'a cidade um circo! Pronto era lá que iríamos!Pipocas,guardachuvas de puxa puxa,amendoins...Da arquibancada assistíamos encantadas...Palhaços,equilibristas,engolidores de fogo,bailarinas...tudo era novidade e encantamento...No dia seguinte? Toda meninada amanhecia brincando de 'circo'! Eramos artistas! Improvisavamos um circo,cobravamos ingressos que eram palitos de fósforos! Uma lata e uma tábua sobre ela nos transformava em equilibristas! Uma bola nos ajudava a equilibrar...As fantasias de carnavais passados compunham nossos guarda roupas que ajudavam a criar os personagens...Minha amiga Salete doou todas as suas fantasias para o circo que visitava nossa cidade e,inveja das invejas,ganhou o privilégio de entrar gratuitamente em todos os espetáculos e...podia sentar nas cadeiras reservadas para a elite da cidade!Muitos dias após o circo ter ido embora  nós ainda viviamos a magia que os espetáculos circenses tinham nos deixado! Ainda hoje adoro circo e aquelas noites fantáticas ainda povoam meu imaginário!Inté!

Um comentário: