quarta-feira, 25 de abril de 2012

O trenzinho



Morei em Curitiba alguns anos e tinhamos sempre uma rotina:quando chegava algum parente eu já sabia...no domingo lá iamos nós fazer pic nic em VILA VELHA,formações rochosas que os ventos e as chuvas esculpiram em formatos de taça, indio,etc
Foi nesta época que vi o mar pela primeira vez e foram as docas que vi primeiro e meu sonho de mar azul e céu de anil se desvaneceram ...eita imagem feia...águas sujas...não gostei nem um pouco. Mas Paranaguá me deixou lembranças gostosas...perambulei pelas ruas,fui ao museu e ao meio dia fui num restaurante encontrar meu tio RICO  (Frederico)para almoçarmos.
Enquanto ele trabalhava eu descobria as cidades que ele visitava...Sempre que podia me levava com ele,acho que eu não era má companhia e ele sempre levava com ele.
Ele nunca teve filhos e acho que tentou me passar seus valores e crendices.
Graças 'a ele conheci Morretes, Mafra,Machado,Caioba,Matinhos,Ponta Grossa,Campo Mourão onde viviam os russos brancos,homens velhos que viviam e se vestiam como na RUSSIA ,em MINSK,de onde eles vieram.Mantinham sua cultura e tradições e viviam numa sociedade fechada.
Em Curitiba,a Cidade Sorriso,eu perambulava pelas ruas,ia ao teatro,me lembro de ter assistido JOANA D' ARC,que muito me impressionou,cuja protagonista era minha professora de filosofia.
Conheci pessoas de nacionalidades diferentes,ucranianas,israelitas,alemãs e,mais ou menos, todas viviam a cultura de seus antepassados em festas e danças folclóricas com comidas típicas.
Viajar de trenzinho de Curitiba 'a Paranaguá era uma emoção ,que mais tarde ,se repetiu muitas vêzes de Campos do Jordão para Pindamonhangada...abismos se descortinavam aqui e ali e o mêdo que o trem pudesse se descarrilhar me invadia...mas a paisagem maravilhosa me fazia vencer o mêdo e sempre viajar no trem que me levava ao passado...
Hoje tenho a MARIA FUMAÇA,trenzinho que faz o percurso de Campinas a Jaguariuna.Muitas vêzes levei as meninas nesse passeio...o apito da Maria Fumaça me trazia a lembrança dos passeios no Paraná.Qualquer domingo vou novamente matar as saudades...

2 comentários:

  1. Olá amiga!
    Amei sua postagem!
    No ínicio do ano fizemos um passeio de trem,
    de Morretes a Paranagua... Foi maravilhoso!
    Recebi um Meme de desafio, aceitei e respondi.
    Senti desejo de oferecê-lo, Dê um pulinnho no meu blog.
    Abraços! Tudo de bom pra ti.

    ResponderExcluir
  2. Alexandre,obrigada pela visita! É como se eu o conhecesse há muito tempo porque acompanho seu blog,adoro tudo o que vc posta e,um dia,quero fazer o meu blog 'igualzinho' ao seu...kkkk Calma! Não quero clonar,não! Só quero conseguir inserir musicas,falar da nossa cultura,como vc faz com a cultura do Japão,colocar videos e fotos que eu mesma tenha feito,enfim para mim é muito gratificante ler Lost in Japan! Tenho indicado o blog para algumas pessoas especiais que,tenho certeza,também se encantaram com ele.Um abraço,amigo!
    Ps. Não sei se consegui mandar para o seu blog....Inté!

    ResponderExcluir