sábado, 28 de abril de 2012

Porto Seguro



Fui para Porto Seguro e como boa turista me enfiei em todos os pacotes que surgiram pela frente!
Era um tal de dorme pouco,acorda correndo,engole o café da manhã e dá-lhe passeios...Na Praia dos Espelhos chegamos muito tarde...as águas espelhadas aconteciam lá pelas cinco ou seis da manhã...com o sol nascendo...Indios vendendo colares na praia,alguns bêbados,sendo explorados pelos próprios indios ou pelos nativos...e eu que não consigo ficar quieta, pensei que conseguiria consertar o mundo ,ou pelo menos,aquele pedaço de paraíso...Consegui, pelo breve tempo que estive lá,mas bem sei que" tudo tomou seu lugar" assim que fui embora. Fui até o quiosque que dava pinga para o indio vendedor de colares,quando ele trazia turistas para o quiosque e ameacei-o eu iria denunciá-lo caso continuasse a infringir a lei que proibe comercialização de bebida alcóolica para os indios ou crianças...
Paisagens lindas...mar e sol...mas no caminho uma criança lavando louça num córrego,aldeias indigenas miseraveis que tentam sobreviver da venda de objetos que fabricam...fome e pobreza por toda parte...para piorar minha vida a chalana onde fui parar,arrastada pela multidão,era de um evangélico rico,que o tempo todo ficou fazendo pregações...valham-me os deuses! E os baianos que dependiam dele para levar seus turistas para passear,veneravam aquele senhor gordinho e baixo,que usava óculos e impunha descaradamente sua religião 'a pessoas que estavam lá apenas para se divertir e descansar! Se eu quisesse ouvir pregações religiosas teria ido a um templo,enfim...
Será que eu nunca vou deixar de ver o lado negativo das coisas? Será que vou sempre ver pobreza,miséria,submissão esteja eu onde estiver?
Mesmo em paises ricos consigo ver miséria e submissão...E pior,isso tudo me comove e,quando posso vou lá dar meus pitacos...Eita! Inté!

3 comentários:

  1. Preocupante será se a senhora perder essa sensibilidade e passar a ver tudo lindo, ignorando todos os problemas. O mundo só tem uma chance se a gente continuar a enxergar essas injustiças e a brigar contra elas... Inté!

    ResponderExcluir
  2. Acho que é para me recusar a ver isto, que eu moro pertinho de Porto Seguro e nunca fui lá! Agora, fiquei com menos vontade ainda!
    Mas a senhora está certa de "se meter" para consertar o mundo em que vive (ou em que está). Eu também surto de vez em quando, e faço dessas. Normalmente com crianças... Ao bom e velho estilo mãe-professora-superNanny!
    Bjoo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bel,vai sim a Porto Seguro! É um lugar lindo! Gostaria que voce fosse na RESERVA Indígena dos PATAXÒS,claro que há a mão humana na reserva,mas o que se pode ver de simulação da vida selvagem,meu indio guia explicou como os antepassados dele caçavam e conheciam qual tipo de armadilha colocar 'a noite,conhecimentos sobre plantas medicinais,um peixe assado 'a moda indígena,enfim muita coisa interessante pra se ver...mas,meu olho clínico detetou coisas 'de brancos' na escola da comunidade,que contarei num dos próximos blogs!Mas valeu o passeio,gostei mais da Reserva do que da COROA VERMELHA na cidade!Desejo que voce crie coragem e vá! Eu quero voltar...Agradeço sua visita.Inté!

      Excluir