segunda-feira, 30 de abril de 2012

Nova Zelandia



Quando minha filha e meu genro moravam na Nova Zelandia,eu costumava ficar três,quatro meses na casinha deles...com a desculpa de cuidar das meninas...nos fins de semana eu dava uma folga para a familia e ia para cidades vizinhas,para praias e voltava na segunda feira 'as três da tarde,bem a tempo de pegar as meninas no Colégio.
Napier,uma cidadezinha encantadora que foi destruida por um terremoto e reconstruida inteira em estilo da década de 30,quando houve o terremoto,Taupo,com seu enorme lago,da margem se pode ver neve no topo das montanhas na outra margem,passeios de barco no lago,uma delicia! Wellington,a capital,ficava a duas horas de trem da cidade onde eles (e eu) morávamos,Auckland para onde fui de avião,'despachar' meu marido para o Brasil e voltei de ônibus,numa viagem deslumbrante,durante nove horas sequer cochilei porque via paisagens que se modificavam a cada hora! Rotorua,a cidade dos Maoris,os nativos que hoje ocupam um lugar especial nesta cidade,onde cultuam as tradições e cultura de seu povo (ainda vou dedicar um post só aos Maoris).
Na verdade,eu ia primeiro com a familia,aprendia o caminho e voltava,com a ajuda dos visitor centers,postos turisticos que compravam e reservavam tudo pra mim com antecedência e a viagem ficava muito fácil...
Em Wellington eu invariavelmente ia ao THE PAPA,o museu dedicado exclusivamente 'a cultura Maori,eu passava horas admirando cada andar e nunca me cansava O resto do tempo eu passava caminhando na praia,vendo pessoas solitárias cantando com seus violões...ou comia 'fish and chips',que vinham embrulhados em jornal,comprava um suco natural sem açucar e fazia meu almoço ou pic nic na praia e ninguém achava estranho,para eles esse é um hábito normal (não me sentia farofeira),nas praias tinham mesas,bancos,sanitários e churrasqueiras que eles acendem colocando uma moeda,mas churrasco mesmo nunca os vi fazer...assavam salsichas,hamburgueres... .
Só falta eu lhes contar um detalhe! Não falo inglês até hoje...apenas leio algumas coisas e rascunho algumas frases quando estou em dificuldades! Dicionário?Tradutores eletrônicos? Nunca levei! E era um deslumbramento quando eu conseguia me fazer entender!!!
Um detalhe:uma vez uma senhora se aproximou de mim e perguntou se eu falava inglês (não),frances (não) alemão(não) italiano (não) eu disse que talvez eu conseguisse entender espanhol...aí a senhora com um sorriso disse:desculpe não falo espanhol...e eu perdi uma oportunidade de conversar com a simpática senhora! Inté manhã!

2 comentários:

  1. Hahahaha! Adorei esse post, porque quero trazer minha mãe pra visitar a Europa em breve e ela não fala outra língua. Seu depoimento vai servir de incentivo. Adorei a viagem. E já comi muito fish and chips embrulhado no jornal... ;) Inté

    ResponderExcluir
  2. Amantikir, que coisa mais legal esse post. Você deve ser super comunicativa. Super bacana essa sua experiência.
    Inté
    Manoel.

    ResponderExcluir