quarta-feira, 2 de maio de 2012

Reserva Pataxo



Ainda em Porto Seguro me lembro que minha amiga e sua filhinha escolheram passar o dia no Parque Aquatico! Esse programa não me atrai de forma alguma. Eu estava louca para ir para a Reserva Indigena Pataxó! Meu guia perguntou:tem certeza que quer ir? Não prefere outro passeio? Não! Eu quero ir,mesmo que sózinha!Então ele me levou,deixou lá e voltou mais tarde para me pegar...E eu feliz da vida!!!
Na reserva tive que esperar os indios acordarem,uma moça deu comida para as galinhas,outra encontrei acocorada sobre um fogão de lenha(parecia doente,meu guia falou carinhosamente com ela na lingua deles),outro mestiço,veio da cidade para trabalhar na reserva e,aos poucos o dia foi tomando vida.
Eles tem uma escola para as crianças indias ,a professora também é india.A escola tem computadores,cobertos com plastico,parecem sem uso.Crianças vestidas com as roupas típicas brincam alegres,plantaram uma horta...O filho do Cacique tem vestimenta que o diferencia dos demais,mas correndo e brincando ele é exatamente igual ao seus amiguinhos.
Como a horta não tinha cerca,imaginei que os bichos da floresta iriam 'a noite 'fazer a festa'! Estavam recebendo a visita de autoridades locais,um casal que prometeu insumos para a horta.
As crianças cantaram,dançaram para homenagear os visitantes...Quando estavamos chegando na escola,meu guia,o AURICURI,deu uns assobios...era para avisar que ele estava levando visita... Mostrou plantas medicinaise seu uso,armadilhas que seu povo fazia para caçar os animais da floresta para se alimentarem(salientou que hoje já não caçam mais). Falou das meninas que vão para a cidade,se apaixonam pelo homem branco,se decepcionam e voltam para a Reserva...Comi um peixe assado com um óleo especial,'a moda indigena,prefiro 'a nossa moda mesmo!
Ouvi sobre os costumes deles,rituais de casamento,competições esportivas,modo de vida,choupanas que são apenas modelos das que eles usam,ainda dormem no chão (dizem que é por hábito). Pelo caminho na floresta conheci o Chico,um macaquinho domesticado que eles tratam com carinho.Arisco,fugiu de mim,mas se deixou acarinhar pelo Auricuri.
Meus deuses,sempre quero voltar aos lugares onde já estive!!!
Acredito que uma primeira viagem é a de 'reconhecimento',as outras são de puro deleite! Para rever lugares e conhecer novos que não foram possiveis da primeira vez...Quer saber? Quero voltar a PORTO SEGURO outra vez....De quantas vidas vou precisar para conhecer e rever todos os lugares que eu sonho??? Inté!



Um comentário:

  1. Amantikir, amiga querida. Deus permita que você tenha todas as vidas necessárias para rever tudo isso. Você vai conseguir. Pela sua narrativa a gente percebe que você enxerga tudo com bons olhos. Você vê as coisas boas. Isso é muito bom.
    Inté
    Manoel

    ResponderExcluir